Entra em vigor nesta terça-feira (17) o reajuste de 4,96% na tarifa de água e esgoto da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). Com a autorização da Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná), a tarifa mínima passa a ser de R$ 81,45.
O reajuste foi solicitado pela Sanepar para aplicação no momento em que a 2ª RTP (Revisão Tarifária Periódica) analisa a estrutura tarifária para vigorar no próximo ciclo. A Agepar aceitou o pedido, porém decidiu pela aplicação de percentual considerando o desenvolvimento dos trabalhos de revisão tarifária e postergando eventuais atualizações deste período para o encerramento da 2ª RTP, previsto para abril de 2023.
Gás
Leia mais:
Pais de Karoline e Luan pedem indenização de quase R$ 2 milhões ao Governo do Paraná
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
O Conselho Diretor da Agepar homologou também, na quarta-feira (11), reajuste médio de 13,91% nas tarifas de distribuição de gás canalizado da Compagas (Companhia Paranaense de Gás).
De acordo com segmento de usuário e faixa de consumo, o aumento pode ser maior ou menor com relação à média. As novas tarifas passarão a valer após a publicação da decisão em Diário Oficial. No entanto, as diferenças encontradas entre 1º de maio e a publicação da decisão do Conselho serão acrescentadas na análise da parcela de recuperação da conta gráfica, programada para agosto de 2022.
Foram analisados dois cenários para atualização tarifária: reajuste integral com parcela de recuperação da conta gráfica e a aplicação do reajuste sem parcela de recuperação.
Considerando os reflexos econômicos gerados pela pandemia de Covid-19 para o usuário residencial e industrial, o Conselho optou pela aplicação do reajuste sem a parcela de recuperação, postergando para agosto a sua aplicação, condicionada à nova análise do cenário econômico.