Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Transporte coletivo

Ratinho Jr. recebe projeto para construção de terminal intermetropolitano de ônibus em Londrina

Redação Bonde com AEN-PR
27 abr 2022 às 18:22

Compartilhar notícia

- Pedro Marconi/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Ratinho Junior (PSD) recebeu nesta quarta-feira (27) o anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina, que vai atender as linhas de ônibus intermunicipais e metropolitanas do Norte do Paraná. O estudo foi elaborado por entidades patronais e da sociedade civil organizada da região, que fez a doação ao Governo do Estado. Ele vai nortear o projeto executivo da obra.


Se construído, o terminal solucionará um problema de mobilidade e trará mais segurança aos passageiros que utilizam o transporte coletivo intermunicipal e metropolitano. As pessoas que desembarcam em Londrina ou seguem para outras cidades da região utilizam os pontos de ônibus espalhados pela Avenida Leste Oeste, no entorno do Terminal Urbano Central. Com o projeto, a chegada e saída dos ônibus ficariam concentradas em um só lugar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O anteprojeto apresentado por entidades londrinenses prevê a construção de um terminal com 4.850 metros quadrados de área coberta em estrutura metálica e fechamento lateral em concreto armado. Uma área de 930 metros quadrados seria destinada aos passageiros, com instalações sanitárias e de alimentação, área administrativa, atendimentos aos funcionários e motoristas e área técnica. O restante da construção (3.920 metros quadrados) deve abrigar sete plataformas com 21 baias de paradas de ônibus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Consciência Negra

Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira

Imagem de destaque
Fique atento!

Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo


Os acessos ao terminal serão independentes, de mão única, para não haver o cruzamento de veículos. A estrutura terá acessibilidade a pessoas com deficiência e também deve contar com uma passarela elevada para a integração com o Terminal Central. O novo terminal deve ter, ainda, paraciclos e integração com a Rede Cicloviária de Londrina e uma cortina verde com árvores e arbustos de médio porte para minimizar os ruídos e melhorar a qualidade do ar no entorno.

Publicidade


De acordo com o anteprojeto, a construção será sustentável. Está prevista a instalação de um sistema de captação de água da chuva na cobertura, para o reuso no terminal, e de placas fotovoltaicas para a geração de energia. Para ampliar a resistência e durabilidade do pavimento, a indicação é pela construção de uma pista em concreto armado, em substituição ao asfalto, em frente às paradas de embarque e desembarque.


O local escolhido para a implantação é um terreno de 12 mil metros quadrados em frente ao Terminal Central, que pertencia à Empresa Intercontinental de Café e está sem uso há anos. O decreto nº 9208/21, publicado em outubro do ano passado, declarou a área como de utilidade pública, prevendo a desapropriação do imóvel para construção do Terminal Metropolitano. 

Publicidade


O Governo do Paraná afirma já ter o recurso disponibilizado e agora aguarda definições da medição para a aquisição do terreno. A partir de agora, o Estado trabalhará, paralelamente, com a aquisição do terreno e a elaboração do edital de licitação, que deve ser na modalidade de RDCi (Regime Diferenciado de Contratação Integrada), em que o projeto executivo é elaborado pela mesma empresa que vai executar a obra.


Participaram da elaboração o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) Paraná Norte, a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), o Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Norte do Paraná), o Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina) e a SRP (Sociedade Rural do Paraná).

Publicidade



Passageiros intermunicipais


De acordo com o Plano de Mobilidade de Londrina de 2019, cerca de 19 mil viagens eram realizadas por dia no sistema de transporte intermunicipal e metropolitano, sendo que 88% delas tinham origem ou destino em Londrina e apenas 12% cruzam a cidade. A maior parte dos passageiros é para Cambé e Ibiporã, mas o terminal atenderia também os moradores dos municípios de Assaí, Jataizinho, Rolândia, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis e São Sebastião da Amoreira.


A maior parte da movimentação de passageiros, segundo o plano, é de pessoas que vão a Londrina a trabalho ou negócios, a lazer ou para estudar, sendo que o principal destino das viagens é o Centro da cidade. Um quarto dos moradores de cidades como Cambé e Ibiporã, que são conurbadas com Londrina, trabalham no município.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo