Paraná

Propaganda online crescerá 7% este ano nos EUA

03 mai 2001 às 19:06

Apesar da crise das pontocom e do desaquecimento da economia norte-americana, um novo trabalho do eMarketer prevê que os gastos com propaganda online nos Estados Unidos devem totalizar US$ 7,6 bilhões até o final de 2001 – crescimento de 7% em relação aos US$ 7,1 bilhões verificados no ano passado. De acordo com o estudo, os investimentos em publicidade na Web devem bater US$ 10,3 bilhões até o final de 2002 e até US$ 23 bilhões no final de 2005.
Em contrapartida, espera-se que a mídia tradicional tenha um crescimento bem mais lento - algo entre 1,4% e 2,5% este ano nos Estados Unidos. Segundo o eMarketer, a propaganda online ainda tem fôlego para crescer pois se beneficiará do desenvolvimento de novas tecnologias, sobretudo em rich media, e da crescente popularização do acesso em banda larga (alta velocidade). Além disso, já é possível fazer compras por meio de um simples banner sem nem mesmo sair por completo do site no qual se esta navegando, e esse tipo de interatividade deve seduzir cada vez mais os consumidores.

O trabalho ainda revela que, em média, o internauta norte-americano está exposto a 610 exibições (impressions) de propaganda online por dia. Mesmo assim, 74% do espaço publicitário disponível na Web não consegue ser vendido e mais de 99,7% dos banners jamais são clicados por qualquer internauta. O eMarketer afirma ainda que o meio online já responde por 10% do consumo diário de mídia dos norte-americanos, mas apenas 2,9% dos dólares destinados ao mercado publicitário nos Estados Unidos é direcionado para investimentos na Internet.

O trabalho do eMarketer é elaborado com base em uma compilação de estudos de diferentes empresas e institutos, entre eles ActivMedia, AdRelevance, Competitive Media Reporting,Credit Lyonnais, Datamonitor, Direct Marketing Association, Forrester Research, Giga Information Group, IAB, IDC, Jupiter Research, Simba, Salomon Smith Barney, Media Metrix, Morgan Stanley Dean Witter, Myers Group, Nielsen/NetRatings, 24/7 Media, Yankee Group e Zenith Media.

< Leia mais>SBT e Microsoft lançam Computador do Milhão


Continue lendo