Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cambé

Promotoria de Justiça recomenda que prefeitura revogue atos de cessão e nomeação de servidores

Redação Bonde com MP-PR
22 jun 2017 às 18:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público do Paraná expediu nesta quinta-feira (22), recomendação administrativa à Prefeitura Municipal de Cambé, no Norte-Central paranaense, para que revogue atos administrativos de cessão e nomeação de servidores públicos do poder Executivo para o Legislativo municipal. A orientação foi feita após apuração da 2ª Promotoria de Justiça do município identificar irregularidades em seis portarias publicadas pelo chefe do Poder Executivo local, sendo cinco de cessão e uma de nomeação de servidor.

Em relação às cessões, entre as irregularidades verificadas estão a falta de motivação para os atos, não tendo sido apontadas as causas para o deslocamento dos agentes públicos, e a inexistência de finalidade, uma vez que parte dos servidores cedidos deixaria de prestar serviços de interesse público para atender interesses individuais de parlamentares, violando, portanto, os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa. Além disso, não foi especificado o prazo de vigência das cessões, informação necessária por serem os servidores do quadro permanente da prefeitura e, portanto, essenciais ao funcionamento do órgão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Quanto à portaria de nomeação para o cargo de controlador interno do Poder Legislativo, não foi observada exigência de Lei Municipal que determina que o ocupante seja do quadro efetivo da Casa Legislativa, uma vez que o nomeado ocupa cargo de natureza transitória e precária. Além disso, houve irregularidade formal, quando o ato deveria ser por meio de Decreto e não Portaria, entre outras ilegalidades.

Leia mais:

Imagem de destaque
Falso processo de suspensão

Detran alerta para golpes por mensagens SMS

Imagem de destaque
Melhor da América Latina

Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo

Imagem de destaque
Terceirização de colégios

Governo do Paraná defende Parceiro da Escola e vai recorrer de suspensão

Imagem de destaque
Incluindo Londrina

Concurso da Sanepar teve 39 mil candidatos em nove cidades

Foi concedido prazo de dez dias para o cumprimento da recomendação. Caso não atenda, o prefeito de Cambé poderá incorrer na prática de atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública e poderão ser objeto de ação civil pública a ser ajuizada pelo Ministério Público.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo