Alunos do projeto Trilha Jovem promovem na próxima semana atividades voltadas a concientização da comunidade e de turistas que visitam as Cataratas. Para a comunidade serão entregues sacolinhas de lixo na Ponte da Amizade. já os turistas serão orientados a não alimentar os quatis e sobre a necessidade de revitalização do Marco das Três Fronteiras, entre outros temas. Essas atividades marcam o encerramento do primeiro módulo do projeto, que teve início em agosto, nas instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Implantado em Foz do Iguaçu pelo Instituto Pólo Internacional Iguassu, com o apoio da Unioeste, Ministério do Turismo, Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Secretaria Municipal de Ação Social, Foztrans e empresas de transporte coletivo de Foz do Iguaçu, o projeto Trilha Jovem está preparando 120 estudantes para ingressarem no mercado de trabalho no setor de turismo. Nesta primeira etapa do projeto, os alunos participaram de oficinas teóricas sobre o desenvolvimento do turismo e patrimônio histórico, cultural e natural. Eles também tiveram aulas de inglês, teatro, informática e outras atividades complementares.
O projeto - O Trilha Jovem é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Hospitalidade e teve início em Salvador (BA), onde já capacitou 600 jovens. Este ano, o projeto foi implantado em mais quatro cidades brasileiras: Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. A previsão é atuar.
"O Trilha Jovem promove uma formação ampla, fazendo com que os participantes cheguem ao mercado de trabalho altamente qualificados para atuarem nas mais diversas áreas do setor", explica a coordenadora pedagógica nacional do Projeto, Mariah Oliveira.
Segunda etapa - Desde o início da semana, Mariah está em Foz acompanhando o andamento do Trilha Jovem, que a partir do dia 13 entra no segundo módulo, com atividades mais práticas. Nesta etapa do projeto, os alunos vão trabalhar em três áreas: Alimentos e Bebidas, Hospedagem e Viagem e Turismo.
Além das aulas teóricas, os alunos vão participar de oficinas práticas, onde vão conhecer, detalhadamente, como funciona cada uma das áreas. Como o objetivo é promover a excelência nos serviços, cada aluno terá que optar por uma das três áreas. Ao final das oficinas, eles serão encaminhados para empresas do setor, onde terão a oportunidade de vivenciar a nova profissão.