Estão abertas as inscrições para o programa Paraná Alfabetizado da Secretaria de Estado da Educação. A meta é alfabetizar mais 100 mil pessoas em 2008. Podem se inscrever jovens, adultos e idosos que não saibam ler e escrever. Para realizar a matrícula, basta procurar uma escola pública estadual. "Trata-se de um programa de interesse social, que deve mobilizar a todos. Essas pessoas não tiveram como estudar no tempo certo por um descompromisso histórico da sociedade e temos hoje uma dívida com elas", diz o secretário Mauricio Requião.
Estão abertas as inscrições para o programa Paraná Alfabetizado da Secretaria de Estado da Educação. A meta é alfabetizar mais 100 mil pessoas em 2008 e podem se inscrever jovens, adultos e idosos que não saibam ler e escrever. Para realizar a matrícula, basta procurar uma escola pública estadual. O início das aulas está previsto para 7 de abril. Para mais informações foi disponibilizado o telefone 0800-416200 e o site www.paranaalfabetizado.pr.gov.br.
O secretário Mauricio Requião convoca toda a sociedade para a mobilização de formação de novas turmas. "Trata-se de um programa de interesse social, que deve mobilizar a todos. Essas pessoas não tiveram como estudar no tempo certo por um descompromisso histórico da sociedade e temos hoje uma dívida com elas", afirma.
De 2004, ano da implantação do programa, até 2007, já se inscreveram 216 mil pessoas. Wagner Roberto do Amaral, coordenador do programa, lembra que, nos últimos anos, o Paraná tem avançado muito rumo à superação do analfabetismo. "O IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou que, em 2006, havia 508 mil pessoas não alfabetizadas no Paraná. Isso significa que podemos estar bem abaixo disso, pois esse número não computou os alfabetizandos de 2006 e 2007, cerca de 145 mil pessoas", diz.
AEN