Um programa criado para combater o estresse em policiais levado para batalhões do interior do Estado. Por enquanto, as atividades são realizadas com policiais das unidades de Curitiba e Região Metropolitana.
O serviço psicológico da Polícia Militar promove, duas vezes por semana, com diferentes grupos de policiais, uma excursão a parques e bosques do Estado para a prática de exercícios de relaxamento. Também são ministradas palestras para que o policial saiba mais sobre causas e doenças do estresse e como controlar a tensão do dia-a-dia.
"Como já conseguimos bons resultados, o objetivo agora é ampliar o programa para todas as unidades da PM no Paraná. O custo é muito baixo e será fácil implantar o programa no interior", explica a pedagoga Maria Goreti Mosimann da Silva, responsável pelo projeto.
Até agora, cerca de 120 policiais já participaram das cinco palestras realizadas no Parque Estadual de Campinhos, no município de Tunas do Paraná. "Fazemos a atividade em um ambiente diferente daquele que o policial está acostumado. Desta forma, ele se desliga dos problemas diários e consegue relaxar", explica Maria Goreti.
O chefe do SAS, major Carlos Alberto Daher, explica que devido à tensão do trabalho, os PMs estão muito suscetíveis ao estresse. "O policial, ao fazer ronda, tem de estar preparado para qualquer tipo de problema. Isso gera um clima de tensão muito grande", diz Daher.