Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Direitos do consumidor

Procon emite recomendação para combater altas de preços dos repelentes contra mosquitos

Redação Bonde com AEN
26 fev 2024 às 11:30

Compartilhar notícia

- Reprodução/Canva
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Procon-PR expediu nesta segunda-feira (26) uma recomendação administrativa para entidades que representam farmácias, mercados, supermercados e demais fornecedores que comercializam repelentes.


O objetivo do documento é evitar uma alta injustificável dos preços do produto que ajuda a proteger a população do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, febre amarela, zika e chikungunya, neste momento de aumento do número de casos no Paraná e no País.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O documento esclarece aos fornecedores que a elevação de preços sem justa causa constitui prática abusiva, prevista no Código de Defesa do Consumidor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reservatórios em níveis críticos

Bairros de Cambé ficam sem água neste sábado após manutenção elétrica e rompimento de rede

Imagem de destaque
33 shows gratuitos

Confira 10 dicas de segurança para ver os shows do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
892 vagas

UEM terá mais de 9 mil candidatos para o vestibular de verão 2024 neste domingo

Imagem de destaque
Confira os trechos

No Paraná, EPR Litoral Pioneiro começa a instalação de radares em rodovias


As penalidades cabíveis, como multa e sanções, levam em consideração se os infratores se aproveitaram de grave crise econômica ou da condição cultural, social ou econômica do consumidor, ou, ainda, de situação de calamidade. Um exemplo foi a alta dos preços do álcool em gel durante a pandemia de covid-19.

Publicidade


Imagem
Obras paralisam abastecimento de água nos conjuntos Farid Libos e Novo Amparo
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) informa o abastecimento de água será paralisado nos conjuntos Farid Libos e Novo Amparo, na Zona Norte de Londrina, nesta quinta-feira (29).


“O Governo do Estado vem somando esforços com o governo federal, os municípios e os estados vizinhos no combate à dengue, desde a prevenção até o tratamento e a vacinação. Essa ação do Procon-PR é mais uma forma de combater essa chaga, mantendo um item necessário a um preço acessível, protegendo os direitos do consumidor”, destacou Santin Roveda, secretário estadual de Justiça e Cidadania.


“Embora não haja tabelamento de valores para esse tipo de produto, o aumento de preços, se ocorrer de forma injustificada, caracteriza uma infração às normas de defesa do consumidor. Vamos acompanhar os preços através das plataformas da Secretaria da Fazenda, mas o consumidor pode ajudar denunciando para nós quando encontrarem preços abusivos sendo praticados”, destacou Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR


O órgão estadual vai monitorar os preços por meio do aplicativo Menor Preço, programa do Nota Paraná. Caso o consumidor encontre abusos, pode denunciar nos canais on-line de atendimento do Procon-PR.


Imagem
Ambulância que transportava grávida capota e deixa duas mulheres feridas em Jataizinho
Uma ambulância que transportava uma gestante capotou na PR-369, em Jataizinho (Região Metropolitana de Londrina), na manhã desta segunda-feira (26).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo