Uma série de consumidores procurou nos últimos dias o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) de Guarapuava para reclamar de supermercados da região.
Segundo informações da prefeitura da cidade, as reclamações foram em relação às promoções que só trazem vantagens para os fornecedores e proprietários dos estabelecimentos comerciais.
Segundo o assessor técnico do Procon, Nivaldo Rosa, mais de 20 pessoas procuraram o órgão.
Procurando evitar este tipo de problema, o Procon entrou em contato com os principais supermercados da região, orientando em como proceder quando forem realizadas promoções desta natureza.
"Os produtos promocionais nunca podem ficar juntos com outros parecidos, para não confundir o consumidor. Desta maneira, evitamos transtornos no momento do pagamento da compra, quando há acréscimos no valor total, quando o consumidor espera um valor e o resultado é outro", diz Nivaldo.
Rosa afirmou que o Procon não proíbe promoções, e sim abusos. "Não é aceitável promoção mentirosa e enganosa. É ótimo comprar com preço mais baixo. Mas quando os produtos chegam nos caixas, o código de barra o identifica como normal, quando o preço é outro", reforça o assessor do Procon.
Ele lembra que há casos em que o consumidor percebe que está sendo enganado e reclama, mas uma grande parte não percebe e só vai notar em sua casa.
O Procon está à disposição dos consumidores no Paço Municipal, no horário das 12 às 18 horas, ou através dos telefones (42) 621-3132 e (42) 621-3133.