A primavera 2010 inicia nesta quinta-feira (23), às 00h09. Neste ano, a estação será influenciada pelo fenômeno climático La Niña. Com isso, as chuvas devem ficar abaixo ou ligeiramente abaixo da média histórica para o trimestre outubro-novembro-dezembro. A previsão é do Instituto Tecnológico Simepar, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O La Niña influencia a América do Sul através da rápida passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil. Isso implica em pancadas de chuvas irregulares. "Espera-se que haja distribuição irregular das chuvas tanto na questão de espaço quanto na duração", afirmou o meteorologista do Simepar, Marcelo Brauer Zaicovski. O fenômeno La Niña deve atingir seu ápice ao longo do verão.
A primavera tem como característica dias progressivamente mais longos e quentes à medida que se aproxima do verão. Pode ocorrer estiagem (ausência de chuva por um período grande de dias) em diversos pontos do Estado.
Também é prevista a ocorrência de chuvas fortes, acompanhadas de incidência de raios e rajadas de ventos fortes, mas a frequência deverá ser menor em comparação aos últimos anos.
A tendência das temperaturas para o trimestre é que fiquem próximas da média histórica. O início da estação deverá apresentar maior amplitude térmica (diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários), mas que gradativamente tende a diminuir. (Fonte: Agência Estadual de Notícias - AEN)