A Polícia Civil de Ibaiti (94 km ao sul de Jacarezinho), no Norte Pioneiro, está à procura de 14 presos que fugiram durante a madrugada desta quinta-feira (4). Eles serraram o cadeado e torceram a ferragem de baixo da cela. A agente de cadeia, ao fazer a recontagem, percebeu a ausência de alguns detentos e registrou boletim de ocorrência. Até o momento, ninguém foi localizado.
A cadeia de Ibaiti, repetindo o cenário encontrado em várias cidades do Paraná, está superlotada. A capacidade é de apenas 19, mas o local abriga 85 presos. Entre eles, muitos condenados por crimes hediondos, como latrocínio e homicídio. O delegado de Ibaiti, Pedro Dini, instaurou inquérito policial para apurar o dano ao patrimônio público. Ele não descartou a hipótese de facilitação na fuga, mas disse que 'tudo será apurado no decorrer das investigações'.
Os nomes dos fugitivos foram divulgados: Ageu Aparecido Ferreira, André Luis Correira, Carlos Henrique Alves, Claudinei dos Santos, Clebio Aparecido de Oliveira, Fian de Oliveira Ribeiro, Igor Alfredo da Silva, Jefferson Gabriel da Silva Oliveira, Jeremias Willian Pereira, Junior Rafael Pereira, Lindomar dos Santos, Lucas Fernando Antônio, Marcelo Ferreira de Oliveira e Rogério Luiz Prudenciano. No grupo, entre os mais perigosos, um traficante apelidado como 'Trem', natural de Conselheiro Mairinck, e outro denominado como 'Caíque', de São José dos Campos, no interior paulista.
O setor de carceragem em Ibaiti é administrado integralmente pelo Departamento de Execuções Penais (Depen) do Paraná, o que não acontece em Ribeirão do Pinhal, outra cidade localizada no Norte Pioneiro. Na última terça-feira (2), um investigador da Polícia Civil, que cumpria plantão de 24 horas, 'ouviu barulhos vindos do solário da carceragem. Ao sair, verificou uma fuga em massa', conforme relato no BO. O jeito encontrado pelo servidor foi 'efetuar disparos de arma de fogo, evitando a fuga de mais detentos'. Um pedaço de serra manual, apreendido logo após a ocorrência, foi usado para danificar as grades das celas. Dois rapazes conseguiram fugir.