Durante sete horas, nesta quinta-feira (9), um agente penitenciário foi rendido por um grupo de presos que se rebelou na 6ª galeria da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP II), na região metropolitana de Curitiba. O grupo exigia transferência.
A rebelião começou por volta das 10h30 e acabou somente por volta das 17h30, segundo a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju), do qual o Departamento de Execuções Penais (Depen) faz parte. Os presos pediam a transferência para Foz do Iguaçu. Eles são da cidade do Oeste do Paraná e foram trazidos para Piraquara no final de 2013.
Para negociar a libertação do agente penitenciário, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da Polícia Militar, foi chamado para a PEP II. Também esteve presente o diretor-geral do Depen, Cezinando Paredes.
Segundo a Seju, o agente penitenciário não foi ferido pelos presos e, no final da tarde, os presos aguardavam a transferência, que deve ser realizada ainda nesta quinta-feira. Ao todo, seis presos serão transferidos para Foz do Iguaçu. (com informações do repórter Rúbens Chueire Jr., da Folha de Londrina).