A prefeitura de Curitiba e a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) começaram nesta quarta-feira (2) a retirada de "postes clandestinos" da região central da cidade. Os postos estavam sem regulamentação junto ao poder público municipal e à Copel, pois as empresas instalaram os equipamentos sem alvará ou autorização.
O primeiro poste foi retirado, da Avenida Visconde de Guarapuava, por volta das 9h, perto da esquina com a Rua Dr. Fraive. Outros 13 postes devem ser retirados desta avenida até esta quinta-feira (3). Somente no centro da cidade, são 75 postes clandestinos identificados. Eles são usados por empresas de telefonia, TV a cabo e internet para transmissão de dados.
Esses equipamentos são considerados clandestinos porque a prefeitura e a Copel, que iniciaram conversa com as 22 empresas que são responsáveis pelos postes, não obtiveram para esses 75 postos a regulamentação necessária. Mesmo após notificações e multas, não houve retorno de algumas empresas, o que obrigou o poder público a realizar a retirada.
Leia mais:
Órgãos estaduais do Paraná vão ter escala especial de funcionamento nesta quarta-feira
Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça-feira para recuperar local de queda de árvores
Detran alerta para golpes por mensagens SMS
Queijo do Paraná está entre os nove melhores do mundo
Com a remoção dos equipamentos, alguns clientes podem ser afetados por causa da falta de serviço. A prefeitura orienta a essas pessoas que entrem em contato com as operadoras dos serviços para verificar a retomada do fornecimento.