A suspensão do atendimento ao público pela Prefeitura de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) por duas semanas pegou a população de surpresa. A decisão foi tomada pelo prefeito João Coloniezi (PMDB) para que a nova equipe de governo pudesse inteirar-se da situação da administração municipal e para que a Secretaria de Finanças realizasse o encerramento do exercício contábil e fiscal de 2016.
Os servidores estão trabalhando internamente e, a partir da próxima segunda-feira (9), alguns serviços voltam a funcionar de forma emergencial, como recebimento de Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto Sobre Servços (ISS) e liberação de alvarás, mas o atendimento integral aos cidadãos só será retomado a partir das 8 horas do dia 16 de janeiro. Enquanto isso, serviços essenciais, como os postos de saúde e a coleta de lixo, não foram afetados pela medida.
Segundo Coloniezi, a suspensão do atendimento ao público é praxe na Prefeitura de Ibiporã quando há troca de gestão. "Já teve ano em que a prefeitura ficou fechada ao público por 30 dias. Essa suspensão do atendimento é necessária para fechar a contabilidade do ano anterior. Não posso abrir o caixa antes de encerrar o balanço contábil de 2016", explicou.
Leia mais:
Praia Acessível garante banho de mar de aniversário a criança com paralisia cerebral
Verão Maior Paraná: aulas de trapézio fazem sucesso entre os veranistas
IAT resgata 33 aves silvestres em cativeiro irregular em Paranavaí
Paraná consolida luta no enfrentamento às violências contra mulheres
Coloniezi já adiantou que recebeu a prefeitura de seu antecessor, José Maria Ferreira (PMDB), sem dívidas, mas também sem nenhuma reserva em caixa. "Temos que aguardar os repasses de recursos como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios)e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que começam a chegar no fim deste mês. Temos receitas previstas para entrar e o valor não varia muito de um mês a outro, então existe uma perspectiva de receita baseada nos meses anteriores", disse. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que neste ano foi reajustado em 7,38%, deve começar a ser pago em março.
Leia mais na edição desta quinta-feira (5) da Folha de Londrina.