O Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos fará o credenciamento de áreas na Região Metropolitana de Curitiba que estão em processo de implantação de aterros sanitários particulares para receber o lixo urbano de Curitiba e região metropolitana. A proposta foi aprovada nesta terça-feira (4), em assembleia que reuniu prefeitos e representantes dos 19 municípios integrantes do Consórcio.
É uma solução provisória para o tratamento do lixo dos municípios que usam o aterro da Caximba, até a implantação do Sistema Integrado de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (SIPAR) que substituirá definitivamente a Caximba.
De acordo com informações do Jornale, o aterro de Curitiba parará de receber lixo em novembro. O credenciamento de outros aterros para receber as 2,4 toneladas de lixo produzidas diariamente nos municípios é solução intermediária até o desfecho da licitação do SIPAR, que começou em 2007 e aguarda decisões judiciais que definam o andamento do processo. O SIPAR usará tecnologias industriais para aproveitar no mínimo 85% do lixo que hoje é enviado a Caximba.