Paraná

Praia Acessível garante banho de mar de aniversário a criança com paralisia cerebral

14 jan 2025 às 15:28

O menino Noah Emanoel Lopes, que faz aniversário nesta quinta-feira (16) ganhou um presente muito especial. Neste fim de semana, o garoto com paralisia cerebral e síndrome de West tomou um belo banho de mar, em Caiobá, na cidade de Matinhos, no Litoral do Paraná. A experiência ganhou dimensão única porque Noah respira com a ajuda de um equipamento devido à traqueostomia.


A oportunidade foi proporcionada pelo programa Praia Acessível, que o Governo do Estado oferece durante o Verão Maior Paraná. A iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, em parceria com a Sanepar, oferece cadeiras anfíbias adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo que todos possam desfrutar do mar com segurança e conforto. Desde o início do Verão Paraná 2024/2025, em 28 de dezembro, o projeto já fez 406 atendimentos. 


A família de Noah esteve no posto fixo de Caiobá, um dos sete locais onde o programa oferece cadeiras anfíbias adaptadas  A mãe, Bruna Tuanny Gazzola, descreveu o momento como “um divisor de águas” para a família. “Foi uma experiência única para o Noah. O contato com o mar trouxe novos estímulos sensoriais, visuais e auditivos, algo muito significativo para ele. Além disso, a praia melhora muito a qualidade de vida do meu filho, especialmente a parte respiratória”, afirmou.


A família é natural de Joinville, em Santa Catarina, e se divide entre a cidade catarinense e Matinhos devido ao tratamento de Noah. Além dele, Bruna é mãe de outros dois filhos, um menino e uma menina, ambos adolescentes. “Esse momento não beneficiou apenas o Noah, mas também seus irmãos, permitindo que todos compartilhassem uma experiência inesquecível juntos”, disse.


A jornada de Noah é compartilhada em seu Instagram (@diadiacomnoah), onde também são divulgadas maneiras de apoiar os tratamentos do menino. O vídeo com o banho de mar também está disponível na página.


Experiência única


O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, enfatiza a importância do projeto. “A inclusão está presente nas areias do nosso Litoral, proporcionando experiência como a vivenciada pelo Noah. Ver a emoção da criança aproveitar o mar de perto é um indicativo de que estamos no caminho certo para construir praias mais acolhedoras”, afirmou o secretário. “A iniciativa segue transformando vidas e garantindo que momentos como os vividos por Noah e sua família se tornem realidade para muitas outras pessoas”.


“Essas experiências são emocionantes. São histórias como a do Noah que motivam a cada vez melhorar ainda mais nossos serviços”, destacou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.


Onde encontrar


As cadeiras anfíbias estarão disponíveis gratuitamente até 2 de fevereiro de 2025, de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h, em seis pontos fixos e um itinerante ao longo do Litoral. O uso das cadeiras anfíbias é gratuito e orientado por profissionais qualificados para auxiliar os usuários do equipamento. Não é necessário agendar previamente, apenas um cadastro de quem vai utilizar o equipamento ou de seus responsáveis legais é feito no momento de uso das cadeiras. Por questões de segurança, em dias chuvosos, o serviço fica suspenso.


Confira os locais:


Guaratuba

Final da Av. Atlântica, s/n


Matinhos

Balneário Caiobá: Av. Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa

Balneário Riviera: Av. Beira Mar


Pontal do Paraná

Praia de Leste: Av. Dep. Aníbal Khury, no final da R. Rio Grande do Norte

Ipanema: Av. Dep. Aníbal Khury, no final da Av. São Luís

Shangri-lá: Av. Dep. Aníbal Khury, no final da Av. Paranaguá


Ponto Itinerante

Até dia 12 na Praia Pontal do Sul (depois no Balneário Santa Terezinha)


Leia também:

Continue lendo