A Polícia Militar do Paraná (PM) inicia nesta quinta-feira a Operação Páscoa 2016, para reforçar a segurança nos mais de 12 mil quilômetros de rodovias estaduais.
O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) vai atuar na prevenção, com reforço na fiscalização com o objetivo de inibir os delitos de trânsito como a embriaguez ao volante, excesso de velocidade e a ultrapassagem em local proibido.
A Operação Páscoa será realizada até as 12 horas da próxima segunda-feira (28).
Leia mais:
No Norte do Paraná, 'a igreja que cresce para baixo', em arquitetura neogótica
Carro de Londrina se envolve em colisão frontal em Ivaiporã
Condutora de motocicleta sem habilitação morre em colisão em Rolândia
Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em Guairaçá
Além das inibições de delitos de trânsito, a fiscalização também tem o objetivo de localizar armas de fogo, drogas e produtos proibidos, além da verificação de documentação de porte obrigatório e as condições gerais do veículo.
É importante ressaltar os cuidados com a manutenção do veículo e documentação. Os condutores devem verificar as condições mecânicas de seus veículos (freios, suspensão e pneus) para evitar surpresas desagradáveis.
Os motoristas também devem sempre portar os documentos do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de estar em dia com o pagamento de tributos (IPVA, licenciamento e seguro obrigatório). O batalhão orienta, ainda, que o motorista evite viajar em horários de pico.
"Para evitar transtornos durante o feriado o motorista não deve combinar ingestão de bebida alcoólica com a direção. É preciso fazer a revisão mecânica do automóvel antes da viagem, estar com os documentos de porte obrigatório, respeitando a validade, descansar antes da viagem, atentar para o uso do cinto de segurança em todos os assentos do veículo e usar cadeirinha para proteger as crianças", reforça o porta-voz do BPRv, capitão Cristiano Carrijo Gonçalves Mota.