Paraná

Porto de Paranaguá terá navio aberto à visitação

13 dez 2013 às 17:38

Para comemorar o Dia do Marinheiro, celebrado nesta sexta-feira (13), a Corveta Barroso, da Marinha do Brasil, estará aberta à visitação pública nos dias 14 e 15 de dezembro, das 14 horas até o pôr do sol (por volta das 20 horas), sendo os visitantes convidados a participarem do cerimonial à Bandeira Nacional. O acesso do público será pelo Portão Principal do Porto de Paranaguá.

Comandada pelo Capitão-de-Fragata Iunis Távora Said, a Corveta "Barroso" é o navio-escolta mais novo da Esquadra Brasileira, com uma autonomia de 30 dias e raio de ação de 8.000 km, permitindo uma maior capacidade de proteção ao tráfego marítimo nacional e aos campos petrolíferos, além de ampliar o poder de dissuasão do Brasil no mar.


Considerado um projeto que contribuiu com o resgate da capacidade e da tecnologia da construção naval militar brasileira, a Corveta "Barroso" incorporou melhorias e desenvolvimentos tecnológicos que aprimoraram o desempenho do navio.


A Corveta "Barroso" está equipada com radares e sonares, além de canhões e sistemas de lançamentos de mísseis e torpedos, O navio também está preparado para operações aéreas, graças a presença de aeronave Super Lynx, que pode ser armada com míssil, torpedo ou bomba de profundidade e conta com uma tripulação de 145 militares.


O Navio integra a Operação "ADEREX-II", que está sendo realizada de 02 a 19 de dezembro, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Rio Grande (RS). A Operação envolve navios e aeronaves da Esquadra, aviões de interceptação, de ataque e de patrulha da Força Aérea Brasileira.

Durante a operação, estão previstos exercícios de navegação em baixa visibilidade; trânsito sob ameaça de superfície e aérea; exercício de tiro de superfície sobre alvo rebocado; homem ao mar; manobras táticas noturnas; transferência de óleo no mar; transferência de carga leve; desatracação sob ameaça assimétrica; defesa de plataformas petrolíferas, entre outros.


Continue lendo