Paraná

Portaria normatiza instalação de campings na Ilha do Mel

30 dez 2006 às 12:22

Campings que se instalarem na Ilha do Mel terão que cumprir padrões mínimos de instalação, serviços e saneamento. A portaria foi assinada esta semana pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Os campings regulamentados serão classificados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) como "campings legais" e poderão utilizar a marca em seus materiais promocionais. Eles terão seus serviços divulgados ao público por meio de agências de turismo e órgãos ligados ao setor e será inserido no site das secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Turismo, IAP e Ecoparaná.


De acordo com o secretário, a medida possibilitará o controle da qualidade dos campings na Ilha do Mel que serão monitorados freqüentemente para garantir a manutenção das exigências propostas.


Exigências


A área total da propriedade na qual está localizado o camping deverá ser dividida em 25% para as edificações de uso do proprietário e 75% para a área de camping.


Todos os proprietários deverão apresentar projetos técnicos, que serão avaliados pelo IAP, contendo a descrição do terreno, condições de acesso, planta com todas as edificações como sanitários e instalações para alimentação, delimitação dos módulos na área acampável (cada modulo abriga duas pessoas), circulação interna, tratamento de esgoto e paisagístico, recuperação das condições ambientais e recomposição florestal, assinatura do empreendedor e técnico responsável e carta de anuência dos vizinhos que fazem limite com a propriedade.


Os projetos deverão ser elaborados por profissionais habilitados nas áreas de conhecimento pertinentes ao tema. Os proprietários de campings contarão com a orientação de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná, Secretaria de Estado do Turismo, Ecoparaná, prefeitura de Paranaguá e Fundação Municipal de Turismo.


Padrões ambientais


Os campings deverão atender ainda a normas de preservação do meio ambiente e de segurança dos usuários. As áreas deverão estar delimitadas e demarcadas naturalmente ou artificialmente, drenadas, livre de inundações e em condições salubres. O Plano Gestor da Ilha do Mel deverá ser seguido assim como e atividades de educação ambiental como "conduta consciente em áreas naturais" divulgada aos visitantes.

De acordo com o chefe do escritório regional do IAP na Ilha do Mel, Reginato Bueno, a medida evitará superlotação das áreas e a emissão de esgoto irregular causada pela sobrecarga das fossas sépticas. "Vamos proporcionar campings de qualidade e segurança para o usuário que procura a Ilha do Mel", enfatizou Reginato.


Continue lendo