Paraná

Policiais realizam operação de fiscalização nas UPS

13 ago 2012 às 11:51

A Polícia Militar começou na manhã desta segunda-feira (13) uma operação para reforçar a segurança nas áreas das Unidades Paraná Seguro (UPS) instaladas entre o bairro Uberaba e a Vila Osternack, em Curitiba. A previsão é que a ação dure aproximadamente 15 dias.

Durante esse período, 102 policiais a cavalo, com viaturas, motocicletas e helicópteros vão abordar pessoas, além de vistoriar veículos e estabelecimentos, como bares e restaurantes.


Segundo o coronel César Alberto Souza, subcomandante Geral da Polícia Militar, o objetivo é melhorar a segurança nas UPS e nos seus entornos. "Pela manhã, fizemos seis bloqueios em todas as vias de acesso ao Uberaba. E a cada duas horas esses bloqueios mudam de lugar. Nesse período, fazemos policiamento extensivo e apuramos as denúncias recebidas", afirmou.


Homicídios
Desde que a UPS foi instalada, em março deste ano, o Uberaba já registrou cinco homicídios, sendo três apenas na última semana. Mas, na comparação com o ano passado, houve uma queda de 56% no número, explica o coronel.


Ele também conta que o Parolin, outra região de UPS, chegou a ficar 90 dias sem nenhum assassinato - registrou o último na semana passada - e que, apesar dos casos ainda serem muitos na CIC, a redução já é visível. "A CIC já chegou a registrar 14, 15 homicídios num único fim de semana. Neste (11 e 12) teve dois", defende.


Curitiba conta hoje com sete Unidades Paraná Seguro (UPS), nos bairros Uberaba, Parolin, CIC e Sítio Cercado (Vila Osternack).

Londrina e Cascavel
O coronel César Alberto Souza afirma que, dentro das próximas duas semanas, policiais de Londrina e Cascavel farão uma espécie de estágio nas UPS de Curitiba. A idéia é que as duas cidades também possam se preparar para receber unidades em breve.


Continue lendo