A Polícia Civil do Paraná completou, nesta sexta-feira (28), 154 anos. Foi realizado na Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) culto ecumênico para os policiais, com homenagem àqueles que morreram em serviço. Durante a cerimônia houve hasteamento das bandeiras e o coral da Polícia Civil cantou o hino nacional.
"Esta data tem significado especial. Comemoramos o aniversário e reverenciamos os policiais que não estão mais conosco. O aniversário da Polícia Civil também é a data em que marcamos mais um ano de grandes feitos e de integração das polícias, um trabalho bem-sucedido nestes últimos anos", afirmou o diretor-geral da Secretaria coronel Rubens Guimarães, que representou o secretário Luiz Fernando Delazari.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, é uma data importante para a instituição. "Além de comemorarmos o aniversário da Polícia Civil, é um momento de reflexão, em que festejamos as conquistas e homenageamos os policiais que morreram no cumprimento do dever", destacou.
Para o delegado-chefe da Divisão de Policiamento do Interior, Luiz Alberto Cartaxo Moura, é importante a lembrança daqueles policiais que morreram durante o trabalho. "Não se planta nada para o futuro se não cultivarmos a história", disse.
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho, declarou que a Polícia Civil merece todas as homenagens. "A instituição sempre esteve conosco. Temos realizado grandes ações em conjunto. É uma data importante onde também mostramos a integração das polícias. Vamos continuar trabalhando juntos e espero sempre o sucesso da instituição", afirmou.