Uma equipe da Polícia Militar Ambiental localizou 24 pássaros silvestres que estavam apreendidos em gaiolas na cidade de Xambrê (22 km a oeste de Umuarama). Eles foram até as casas após o recebimento de uma denúncia anônima.
As aves estavam divididas entre quatro residências. Foram encontrados três pássaros-pretos, um sabiá, três trinca-ferros, um sangrinho, dois coleirinhas, oito patativas, quatro canários-terra, um galo-da-campina e um melro.
Todos os pássaros silvestres estavam em gaiolas de madeira e arame e nenhum possuía documentação ou autorização do Órgão Ambiental Competente.
Quatro homens foram autuados em termo circunstanciado de infração penal, e responderão administrativamente pelos fatos, pois a captura de qualquer ave silvestre na natureza é crime previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais, cuja pena é de 6 meses a um ano e multa.
Todas as aves passaram por avaliação de um veterinário para a possível soltura em reserva ambiental da região e aquelas que não puderem retornar a natureza serão encaminhadas a um centro de animais silvestres autorizado.