Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fique atento à prevenção!

Pneumonia e gripe são causa de 83 internações diárias no Paraná

Reportagem Local
04 jul 2024 às 09:15
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados da Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná) mostram que de janeiro a abril de 2024 9.950 pessoas foram internadas no Paraná para tratamento de pneumonia ou influenza (gripe), uma média de 82 internamentos por dia, com 1.521 óbitos. 


Os números evidenciam a importância de redobrar os cuidados com essas doenças durante o período mais frio do ano, quando as ocorrências costumam aumentar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em 2023 a média diária de internações foi de 91 pessoas nos primeiros quatro meses, com 1.145 mortes. Em todo o ano de 2023, a base de dados dos sistemas de informação do SUS (Sistema Único de Saúde) contabilizou 3.694 internamentos e 4.409 óbitos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Claudio Dalledone

Advogado dos famosos paranaense é condenado a 11 anos de prisão e vai usar tornozeleira eletrônica

Imagem de destaque
'Cautela e atenção'

Repasses do Fundo de Participação dos Municípios têm aumento real de quase 10%

Imagem de destaque
A partir desta sexta

Casa oferece acolhimento para mulheres vítimas de violência em Rolândia

Imagem de destaque
Estava com a pata ferida

Gato-do-mato-pequeno é solto pelo IAT de Campo Mourão; veja vídeo


Essas doenças podem ser prevenidas com vacina, muita hidratação e cuidado em manter ambientes arejados. “Os casos de pneumonia têm tendência de aumento no inverno”, diz a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr. 

Publicidade


“Os meses de junho e julho são os mais intensos em relação ao frio, diminuindo a imunidade das pessoas, o que aumenta o risco. Por isso o alerta. É preciso ficar atento aos sintomas da doença, não descuidar com a hidratação, evitar contato com pessoas que estejam com sintomas e atentar para a etiqueta respiratória”.


A “etiqueta respiratória” recomenda a utilização de máscaras cirúrgicas, em caso de coriza ou tosse, higienização das mãos com água e sabonete ao longo do dia, além de cobrir boca e nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar – fazendo o descarte do material imediatamente após o uso - e manter os ambientes arejados.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Pneumonia e gripe são responsáveis por 83 internações diárias no Paraná
Dados da Sesa mostram aumento de internações por pneumonia e gripe no Paraná. Vacinação e cuidados são essenciais para prevenção.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade