Uma demonstração de técnicas de resgate, rappel e desarmamento de bombas por integrantes do Comando de Operações Especiais da Companhia de Polícia de Choque movimentou a Boca Maldita, centro de Curitiba, nesta terça-feira. A apresentação faz parte da comemoração do aniversário do COE que completa 13 anos de existência. O grupo foi criado para enfrentar situações de alto risco como assaltos e sequestros.
Do Edifício Tijucas, de uma altura de 65 metros, 30 policiais desceram em rappel, demonstrando as técnicas "aranha", "lagartixa", "descida livre", "cintura", "carrossel", "pirâmide" e "resgate". O jornalista aposentado Luíz Carlos Chacon Júnior atuou como vítima de resgate, descendo os 17 andares ao lado de um policial.
No final da tarde, na simulação de desarmamento de explosivos, um deles foi detonado para demonstrar a segurança do equipamento canadense EOD-B7 (roupa antifragmentos) utilizado nessas situações.
Os policiais, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, passam por aperfeiçoamentos constantes nas técnicas de tiro de elite, defesa pessoal, resgate e invasão.