Paraná

PM ocupa bairro de Cascavel para instalação de UPS

19 out 2012 às 10:19

Policiais militares ocupam desde o início da manhã desta sexta-feira (19) o bairro Jardim Interlagos, em Cascavel, no Oeste do Paraná, para a implantação da Primeira Unidade Paraná Seguro (UPS) fora de Curitiba, a 11ª do Estado.

Mais de 100 homens em 20 viaturas do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Fronteira participam da ação. São cumpridos também 24 mandados judiciais na chamada fase de "congelamento".


A inauguração oficial da unidade de Cascavel está prevista para a próxima terça-feira (23). Segundo o comandante Bope, tenente-coronel Nerino Mariano de Brito, depois desta primeira etapa 30 policiais militares devem permanecer de forma fixa no local. "Eles vão fazer visitas à população, cadastrar moradores e fazer o levantamento sobre as necessidades da comunidade, para que políticas públicas sejam implementadas com o apoio da prefeitura e outros órgãos ou instituições interessadas", afirmou.


Assim como em todas as outras UPSs, o principal objetivo da operação é reduzir os índices de violência. "De acordo com os dados do 6º Batalhão, a taxa de homicídios na área que receberá o projeto, para cada 100 mil habitantes, é de 173,7. Em 2011, foram registrados pela PM 22 homicídios. Só neste ano, já foram 12", completou o coronel.


Outras unidades - Em Curitiba, as vilas Sandra, Sabará, Verde, Caiuá e Nossa Senhora da Luz – todas na CIC – e os bairros Uberaba, Parolin, Sítio Cercado, Tatuquara e Cajuru já receberam UPSs.


Até o fim da primeira quinzena de novembro, o governo prevê também a instalação de uma unidade em Londrina. A outra prevista no interior será em Foz do Iguaçu.

O projeto das UPSs é similar ao da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro. No Paraná, porém, não há participação do Exército, e sim das Polícias Militar e Civil. (Atualizada às 13h)


Continue lendo