O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hackbart, devem anunciar na tarde desta terça-feira os termos do acordo que vai repassar parte da fazenda Rio das Cobras (pertencente à Araupel) para 1,5 mil trabalhadores sem-terra já acampados no local.
Cerca de 25 mil dos 53 mil hectares da fazenda, localizada entre os municípios de Quedas do Iguaçu e Rio Bonito do Iguaçu, no Oeste do Estado, devem ser repassados aos sem-terra. O número total de assentados pode chegar a 2 mil
O anúncio será feito por volta das 16h30, em sessão extraordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Roberto Requião e do vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, que preside o Conselho.
Além disso, será assinado um convênio um convênio para a liberação de R$ 15 milhões para o financiamento agrícola por intermédio do Banco da Terra, da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.