O Paraná será sede de um observatório internacional para o controle e a certificação da segurança higiênica e da qualidade dos alimentos produzidos no país. O laboratório será instalado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), com apoio da Universidade de Estudos de Parma, na Itália, uma das mais tradicionais do mundo no controle de alimentos, e indústrias brasileiras do setor alimentar.
O convênio para a instalação do observatório foi assinado nesta segunda-feira durante a abertura do II Simpósio Ítalo-Brasileiro Sobre Tecnologia de Alimentos, organizado pela Embaixada da Itália, pelo Instituto do Comércio Exterior Italiano, em colaboração com o Governo do Paraná.
"Será um laboratório de alta tecnologia que vai elevar os produtos alimentares brasileiros e especialmente os paranaenses aos padrões de qualidade internacional", afirmou o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Miguel Salomão.
Leia mais:
No Norte do Paraná, 'a igreja que cresce para baixo', em arquitetura neogótica
Carro de Londrina se envolve em colisão frontal em Ivaiporã
Condutora de motocicleta sem habilitação morre em colisão em Rolândia
Motociclista morre em colisão frontal com caminhonete em Guairaçá
O Simpósio Ítalo-Brasileiro Sobre Tecnologia de Alimentos, que prossegue até quarta-feira no auditório do Centro Integrado dos Empresários de Trabalhadores do Paraná (Cietep), trouxe a Curitiba cerca de 600 representantes de entidades governamentais e privadas dos dois países.
Além da instalação do laboratório de controle da qualidade de alimentos no Paraná, o encontro está permitindo acordos de parcerias entre os empresários, o que é facilitado pelo fato de os setores alimentares do Brasil e da Itália complementarem-se um ao outro.