Dois helicópteros canadenses, comprados há exatos dez anos para serem usados na área de segurança, ainda integram a frota do Governo do Estado mas são usados pela Defesa Civil e outras secretarias. Enquanto isso, a Secretaria de Segurança Pública gasta R$ 180 mil mensais na locação de duas aeronaves que atendem o Centro de Operações Aéreas (Coer).
Se não existissem barreiras legais, como a Lei de Responsabilidade Fiscal por exemplo, o dinheiro gasto mensalmente com o aluguel dos helicópteros poderia ser usado na contratação de 200 policiais militares com os atuais salários, ou na compra de dez viaturas.
De acordo com informações da Casa Militar, os helicópteros adquiridos em 1992 atualmente prestam serviços à Defesa Civil e secretarias. A reportagem da Folha de Londrina não conseguiu levantar os valores pagos na época pelos aparelhos, mas apurou que eles foram comprados com dinheiro dos fundos de Reequipamento das Polícias Militar (Funpm) e Civil (Funrespol).
A princípio, deveriam executar as mesmas atividades dos atuais helicópteros usados pela Secretaria de Segurança, mas teriam sido desvinculados da função já nos primeiros anos de atividade. Na época, o deputado Mario Bezerra pediu a abertura de uma comissão de investigação (ofício protocolado em 25 de outubro de 1994), destacando supostas denúncias de superfaturamento e falta de comprovações de uso da aeronaves.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.