Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Turismo é destaque

Paraná tem 2º maior crescimento do País em 12 meses, aponta IBGE

Redação Bonde com AEN
12 jul 2024 às 17:18
- Roberto Dziura Jr/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (12) apontam que o Paraná obteve o segundo maior crescimento do Brasil no setor de serviços no acumulado em 12 meses, entre junho de 2023 e maio de 2024. A alta registrada foi de 8,4%, mais de seis vezes acima da média nacional no período, que foi de 1,3%.


No Paraná, o resultado nos serviços ficou atrás apenas do desempenho do Mato Grosso, que teve aumento de 9,1% em 12 meses. Na relação com outros estados, o Paraná ficou à frente de Minas Gerais (6,4%), Santa Catarina (5,9%), Bahia (4,3%), Rio de Janeiro (2,1%) e São Paulo (-1,9%), por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No mesmo período, o turismo paranaense também registrou forte alta de 7,5%, quase o dobro do resultado nacional, que foi de 4%. Se destacaram também os serviços profissionais e administrativos, que cresceram 10,9% no Estado ao longo de 12 meses, o subgrupo que abrange outros serviços, com alta de 9,8%, e os serviços de transporte e auxiliares, com aumento de 8,7%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sem óbitos

Paraná registra 239 novos casos de dengue na última semana

Imagem de destaque
R$ 50 milhões de prejuízo

Polícias do PR, SP e GO cumprem 21 mandados contra quadrilha que furtava prédios de luxo no Paraná

Imagem de destaque
2.859 oportunidades em Londrina

Curitiba, Cascavel e Londrina puxam a frente de empregos da semana: são 23,1 mil vagas

Imagem de destaque
Arapongas está garantido

Campeonato Paranaense da Terceira Divisão define classificados


Acumulado do Ano

Publicidade


Considerando apenas o desempenho do setor entre janeiro e maio, o setor de serviços do Paraná teve alta de 4,5%, se comparado com o mesmo período do ano anterior. É o quinto maior aumento do País.


Na média, o Brasil registrou alta de 2%. Amazonas (6,8%), Santa Catarina (5,4%) e Minas Gerais (4,8%) tiveram os maiores crescimentos nos cinco primeiros meses do ano. O Paraná teve um desempenho melhor do que estados como Pernambuco (3,5%), Rio de Janeiro (3,3%), Bahia (2,1%) e São Paulo (1,3%), por exemplo. Ainda cinco estados registraram retração no setor ao longo do ano.

Publicidade


Na comparação entre maio de 2024 e o mês imediatamente anterior, que é abril de 2024, o Paraná cresceu 0,4%. No total, sete estados brasileiros registraram alta, um ficou estável e outros 19 tiveram queda no setor. Na média, o índice nacional não teve variação entre um mês e outro.


Receita

Publicidade


No recorte acumulado em 12 meses, a receita do setor de serviços no Paraná cresceu 10,9%, também a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Tocantins, que teve aumento de 14,3%, e à frente de todos os demais estados. O aumento registrado é o dobro da média nacional, que teve aumento de 5% na receita no período.


Considerando apenas os cinco primeiros meses do ano, comparados ao mesmo período de 2023, o Paraná teve aumento de 9,1% na receita dos serviços. No Brasil todo, a média foi de crescimento de 6%.

Publicidade


Turismo


O setor de turismo no Paraná também segue registrando bons números. Nos cinco primeiros meses do ano, a atividade cresceu 4,8% no Estado, com o quinto melhor desempenho do País.

Publicidade


Na média, o Brasil teve aumento de 1,1% no período, e dos 12 estados pesquisados pelo IBGE, seis registraram queda na atividade turística entre janeiro e maio de 2024.


Em relação à receita nominal no período, o Paraná tem o quarto maior crescimento do País em 2024, com aumento de 10,1% entre maio e janeiro. No mesmo período, o Brasil teve alta de 9,6%.


Os dados completos da Pesquisa Mensal de Serviços podem ser conferidos AQUI.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Em Ibiporã, evento de astronomia que aconteceria neste sábado é adiado para agosto
O ''Na Rua, de Olho Pra Lua!'' que seria realizado neste sábado (13) em Ibiporã foi cancelado em virtude do mau tempo. O evento que leva dezenas de telescópios em praças públicas para observação da Lua e dos planetas já tem data marcada para ser realizada
Imagem
Câmara aprova inclusão de políticas públicas para Burnout no SUS; especialistas comentam
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que institui a Política Nacional de Atenção Integral à SEP (Síndrome de Esgotamento Profissional), a famosa Síndrome de Burnout, no SUS (Sistema Único de Saúde).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo