Paraná

Paraná é o 3° estado em ataque a agências bancárias

24 abr 2013 às 15:12

O Paraná ocupou uma incômoda terceira colocação no ranking de estados brasileiros com mais ataques e assaltos a caixas eletrônicos e agências bancárias registrados em 2012. O estado teve aumento de 114% nos casos no ano passado em relação a 2011, saltando de 98 ocorrências para 214. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Além de estar no terceiro lugar em comparação com as outras 26 unidades da federação, o Paraná também figura na liderança dos casos na região Sul. O estado tem mais ocorrências que os estados de Santa Catarina (145) e Rio Grande do Sul (160), e os casos no Paraná representam 41% do total do Sul do Brasil.


Em todo o Brasil foram registrados 2.530 ocorrências número 56,95% maior do que em 2011, quando foram 1.612 casos. Dos 214 no Paraná, foram 34 assaltos e 180 ataques (como arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos).


O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região Metropolitana, João Soares, chama atenção para os ataques a caixas eletrônicos. Segundo ele, um dos maiores problemas é a falta de uma regulamentação que determine qual local pode ou não receber um caixa eletrônico. "Esse aumento exagerado é por causa da falta de critérios. Não há definição de riscos, do que determina a instalação desses equipamentos em comércios".

A Federação Brasileira de Bancos foi procurada pela reportagem para comentar os números, mas, até as 15 horas, não havia dado retorno aos questionamentos.


Continue lendo