O Paraná bateu o recorde nacional da colheita de grãos, nas safras 2002/2003. A soja e o milho foram os que mais se destacaram na produção total de grãos de verão que chegou a 24,5 milhões de toneladas, com um aumento de 20,1% em relação ao ano passado, quando foram colhidas 20,1 milhões de toneladas.
Rio Grande do Sul e Mato Grosso ficaram com a segunda e terceira colocação nesta safra de verão. As informações são do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Orlando Pessuti, que reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira para uma entrevista coletiva.
"Embora tenhamos pouco mais de 2% de área do território brasileiro, a agricultura paranaense sai à frente com uma previsão de colher aproximadamente 25 milhões de toneladas de grãos", comemora.
De acordo com o secretário, as lavouras de milho e soja responderam por 95% da produção da safra de grãos de verão do Paraná. Segundo ele, a safra normal de milho foi reavaliada para 8,13 milhões de toneladas, apresentando um crescimento de 7,7% para uma área de cultivo 3,5% inferior.
Segundo ele, a produção de milho safrinha (plantado fora de época normal) está estimada em 4,43 milhões de toneladas. A soja, conforme Pessuti, foi a lavoura que apresentou maior aumento na área de cultivo – das lavouras semeadas na época primavera-verão – com crescimento de 8,95%, com produção de 10,71 milhões de toneladas.