Paraná

Operação Páscoa constata irregularidades em cinco produtos

27 mar 2002 às 17:41

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) divulgou nesta quarta-feira o resultado da Operação Páscoa, que coletou e analisou 1.679 produtos de diferentes marcas. No total, foram analisadas 8.845 unidades dos produtos mais procurados nesta época do ano, como chocolates, colombas pascais e pescados em geral, com ênfase no bacalhau.

Dos itens analisados, o Ipem constatou irregularidades em cinco produtos. Dois na região de Maringá, um em Curitiba, um em Guarapuava e outro em Londrina. Todos foram autuados pelos técnicos do Ipem e terão um prazo de quinze dias úteis para apresentar a defesa.


Segundo o gerente do laboratório central de pré-medidos do Ipem de Curitiba, Sérgio Camargo, "o reduzido número de autuações demonstra a evolução de fabricantes e envasadores, que têm melhorado o nível de seus equipamentos, diminuindo assim as irregularidades". Camargo acredita que a maioria dessas autuações se devam a problemas técnicos.


Os produtos analisados foram coletados em todo o Estado. Seis equipes de técnicos passaram 23 dias visitando 153 estabelecimentos comerciais de todas as regiões do Paraná, entre supermercados, hipermercados, mercearias e lojas especializadas.


Um dos produtos reprovados pelos técnicos foi a Cesta de Páscoa Coelhito. Foram coletadas 20 unidades do produto na região de Guarapuava. Todas apresentaram peso diferente daquele indicado na embalagem (190g).


Na região de Curitiba, de todos os produtos analisados, o Ovo n.º 23, da Bauducco, teve sete unidades verificadas em laboratório e uma delas reprovada. O ovo, que deveria ter 700g, pesou 676,7g. Os técnicos da regional de Londrina, que visitaram diversos estabelecimentos do Norte paranaense, detectaram problema apenas com o Ovo Chocolate ao Leite da marca Garoto. O peso indicado de 75g ficou 2,53% abaixo da margem de erro aceita pelo Ipem.

Maringá foi a "campeã" de autuações, com dois produtos fora dos padrões. O Bombom com Creme de Avelã da marca Montevergine, que deveria pesar 180g, indicou na balança 175,6g, sendo autuado por erro quantitativo na média apurada. Já o ovo de chocolate Cristal, de 240g, teve 32 unidades coletadas para análise em laboratório, das quais oito apresentaram média abaixo das 231g toleráveis (a mais leve pesou 211g).


Continue lendo