Sessenta e quatro pássaros, entre eles espécies como trinca-ferro, azulão, curió, pixoxo e coleirinha, foram apreendidos em operação realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Insituto Ambiental do Paraná (IAP).
A Operação Sispass Legal aconteceu em cidades dos Campos Gerais, Curitiba e Região Metropolitana, além de municípios do Norte. O nome da operação é uma referência ao sistema do Ibama para controle dos criadores. O objetivo foi fiscalizar criadores amadores para combater a criação irregular de aves nativas.
Segundo a assessoria de imprensa do Ibama-PR, foram aplicadas R$ 200 mil em multas por crimes ambientais, como criação de animais sem registro, adulteração de anilhas e presença de plantéis com animais irregulares. Algumas espécies apreendidas estão em risco de extinção.
O superintendente do Ibama/Pr, Jorge Callado, alerta que os interessados em adquirir pássaros e outros animais, devem procurar criadores autorizados e pedir nota fiscal da compra. ''Esta é uma forma de as pessoas auxiliarem no combate ao tráfico de animais, evitando a retirada de espécies de seu habitat natural, o que gera danos aos ecossistemas'', afirmou Jorge Callado.