Paraná

ONG recolhe assinaturas em favor da Mata Atlântica

25 jul 2001 às 12:28

A Rede ONG da Mata Atlântica pretende reunir um milhão de assinaturas para pressionar o Congresso a aprovar a proibição de corte na Mata Atlântica. O movimento quer desengavetar um projeto de lei do deputado federal Fábio Feldman (PSDB-SP). Esse projeto, que tramita há dez anos, prevê uma regulamentação específica para esse tipo de mata. ‘A intenção é provocar os deputados a proteger um dos ecossistemas mais ameaçados e importantes do planeta’, afirmou Tiaraju Fialho, da Sociedade de Pesquisa da Vida Selvagem (SPVS).

Fialho explicou que a SPVS é a ONG encarregada de conseguir as assinaturas no Paraná. A meta é obter o apoio de 48 mil pessoas no Estado até o fim de agosto, encaminhando o material para o Congresso Nacional. Até o momento, com um mês de coleta, já foram conseguidas 10 mil assinaturas.


O ambientalista acredita que essa pressão vai motivar a regularização de pontos importantes como o manejo florestal na região e orientar a forma de exploração por pequenos produtores. ‘Hoje resta muito pouco dessa mata, que tem um bioma diversificado, cruzando 17 Estados, onde vivem diversas espécies ameaçadas’, disse.


Fialho explicou que participam do processo de coleta das assinaturas entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc). ‘Vão ser realizados acordos com entidades privadas e também com universidades’, afirmou.

Quem quiser aderir o movimento pode acessar via Internet (www.condominiobiodiversidade.org.br/campanha) ou pelo telefone (41) 242-0280.


Continue lendo