A Itaipu Binacional e parceiros celebraram na quarta-feira (29), no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu (Oeste), o Dia Internacional da Onça-Pintada e o aniversário de um ano das onças Jataí e Arapuã, nascidas dentro do programa de reprodução em cativeiro da espécie, mantido pela Binacional. O evento também celebrou a assinatura de um termo de acordo de cooperação técnica entre Itaipu e ICMBio (Instituto Chico Mendes).
Prestigiaram a cerimônia autoridades da Itaipu Binacional, do ICMBio, do Parque Nacional do Iguaçu, além de outras entidades ligadas à preservação da onça-pintada. Alunos da Escola Municipal Professora Rosália de Amorim Silva, de Foz do Iguaçu, e do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, de São Miguel do Iguaçu, participaram de brincadeiras educativas sobre o animal.
Para marcar a cerimônia, todo o recinto das onças-pintadas foi decorado com caixas de presentes e faixas. Foi feito o enriquecimento ambiental, técnica que traz dificuldades para o animal alcançar o alimento, o estimulando a usar suas habilidades. Também teve a exposição das “Famonças”, com fotos de todas as onças-pintadas da Itaipu. No final do evento, foi cantado os parabéns para as aniversariantes.
Leia mais:
Praia Acessível garante banho de mar de aniversário a criança com paralisia cerebral
Verão Maior Paraná: aulas de trapézio fazem sucesso entre os veranistas
IAT resgata 33 aves silvestres em cativeiro irregular em Paranavaí
Paraná consolida luta no enfrentamento às violências contra mulheres
“É um dia especial pela importância que as onças têm no meio ambiente. Elas são o topo de cadeia, ou seja, a presença delas é sintoma de que nós temos um ambiente preservado”, afirmou o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni. “Além disso, a força e a expressão delas trazem o debate da questão ambiental para a sociedade como um todo.”
Segundo Carboni, a onça-pintada simboliza a proteção do meio ambiente em todos seus aspectos, como o cuidado com a água, a recomposição florestal, entre outros temas. São ações promovidas pela Binacional no âmbito do Programa Itaipu Mais que Energia, que têm aspectos sociais e ambientais e atuação em 434 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.