Paraná

OAB recomenda apenas 6 cursos de direito no Paraná

15 jan 2007 às 16:19

O Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou nesta segunda-feira (15), a terceira edição do levantamento do "OAB Recomenda", que selecionou 87 cursos de direito em todo o país. No Paraná, apenas seis receberam um selo de qualidade emitido pela entidade. Segundo informações do Última Instância, no total, 322 cursos foram examinados nesta edição do levantamento, o que representa uma aprovação de 27%.

De acordo com a assessoria da OAB, os Estados do Amapá, Roraima e Tocantins não tiveram nenhum curso recomendado. Embora a estatística seja negativa, o número de Estados no levantamento de 2004 era superior.


De acordo com o presidente da OAB nacional, Roberto Busato, o mau resultado se justifica por causa do processo de globalização, que teria dado relevo à precariedade dos cursos superiores brasileiros, em especial os de Direito. "A abertura dos mercados, colocando nossos profissionais em concorrência direta com os formandos em faculdades do primeiro mundo, aumenta a exigência de apuro e especialização", disse Busato.


Foram incluídas no programa as instituições de educação superior que foram bem avaliadas no Exame Nacional de Cursos (ENC - Provão), nas várias edições do Exame de Ordem e nas análises feitas pela Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB, que leva em conta os resultados decorrentes da "série histórica" do desempenho do curso.


Relação de cursos no Paraná que receberam a aprovação da OAB:

Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Jacarezinho)
Faculdades Integradas Curitiba (Curitiba)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba)
Universidade Estadual de Londrina (Londrina)
Universidade Estadual de Maringá (Maringá)
Universidade Federal do Paraná (Curitiba)


Continue lendo