Paraná

Nova unidade do Cras vai atender mais 2 mil famílias

17 dez 2007 às 14:03

O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, e a secretária municipal de Assistência Social, Maria Luiz do Amaral Rizotti, inauguram nesta terça-feira (18), às 10h30, na Vila Nova (região central), mais uma unidade avançada do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que vai atender mais 2 mil famílias na rede de proteção. A unidade é fruto de parceria da prefeitura com a Associação Viva Vida Integral (Avvi), uma ong da igreja Batista, e vai funcionar na esquina da rua Tietê com a rua Padre Manoel de Nóbrega, próximo ao quartel central do Corpo de Bombeiros.

Segundo a diretora de Proteção Social Básica da secretaria, Cirlene Maria Ferreira Fonseca, a nova unidade é uma extensão do Cras que funciona no Centro Social Urbano (CSU) da vila Portuguesa. "Vamos continuar atendendo na unidade do CSU e com essa unidade avançada vamos ampliar o número de profissionais para atendimento. Até hoje a unidade tinha apenas uma assistente social. A partir de amanhã as duas unidades serão atendidas por duas assistentes sociais e um psicólogo", afirmou Cirlene.


De acordo com ela, a Secretaria de Assistência Social atende hoje a cerca de 34 mil famílias, com os demais programas sociais e nos 12 Cras espalhados por todas as regiões da cidade, inclusive na área rural. "Essa unidade avançada na vila Nova vai ampliar o número de atendimentos em Londrina, juntamente com os demais programas sociais, para cerca de 36 mil famílias, possibilitando a gestão dos benefícios sociais, atividades de inclusão produtiva, acompanhamento em atividades coletivas, e ações em rede na comunidade", explicou a diretora.


Cirlene Fonseca explicou que a unidade avançada vai facilitar o atendimento a famílias que hoje habitam a região do córrego Quati, do parque Ouro Verde e do conjunto Hilda Mandarino, que há muito reivindicavam esse atendimento. "É uma região com um alto número de vulnerabilidade e a chegada do Cras vai possibilitar que a prefeitura chegue mais próximo a essas famílias, ampliando a rede de proteção social, dentro da política pública desenvolvida pela secretaria", completou.

Além da unidade a ser inaugurada amanhã, a prefeitura mantém na região central mais o Cras do CSU, na vila Portuguesa e o do Vale do Cambézinho. Na região norte estão os Cras do conjunto Chefe Newton e do conjunto Aquiles Sthengel; na região oeste os Cras do jardim Santiago e do conjunto Panissa; enquanto na região sul estão os Cras do parque das Indústrias e do jardim Itapoá. Na região leste a unidade do Cras funciona no jardim Interlagos e na área rural existem unidades nos distritos de Guaravera, Lerroville e Paiquerê. (NC/PML)


Continue lendo