Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia de até 45% na conta

12,8 mil unidades consumidoras podem aderir ao mercado livre de energia no Paraná

Redação Bonde com AEN
03 jan 2024 às 13:00

Compartilhar notícia

- Ingomar Schone
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começaram a valer na segunda-feira (1º) as novas regras do mercado livre de energia que autorizam pequenas e médias empresas a contratar o serviço de eletricidade sob demanda e possibilitam economia de até 35% na conta de luz. 


Com a mudança, viabilizada pela Portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia, todos os clientes atendidos em alta tensão (integrantes do Grupo A de consumo) poderão migrar e participar do ambiente de contratação livre, como também é conhecido.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Paraná, 12,8 mil unidades consumidoras poderão participar do novo mercado. No Brasil, o número chega a 165 mil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Edital Atlânticas

Mulheres na Ciência: professora da UTFPR é selecionada pelo CNPq

Imagem de destaque
Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente

Incentivo à ciência: alunas de Assaí conquistam prêmio da Fiocruz

Imagem de destaque
Entenda

Projeto do governo Ratinho retira poder de conselho ambiental e prevê ampliar licenças simplificadas no Paraná

Imagem de destaque
Norte Pioneiro

Motociclista morre após sair da pista e colidir contra barraca na BR-153 em Japira


O mercado livre é uma modalidade de compra e venda de energia que proporciona aos clientes mais liberdade para negociar a aquisição da energia elétrica. Neste formato, os consumidores podem escolher de quem comprar o insumo e contam com maior flexibilidade para discutir preço, quantidade a ser adquirida, período de fornecimento e condições de pagamento.

Publicidade


Na prática, a ampliação beneficia diretamente pequenas e médias empresas como mercados, padarias, açougues, farmácias, salões de beleza, e outros centros comerciais que hoje ainda são atendidos no ambiente de contratação regulada, como a maioria dos clientes.


Imagem
Operação Ano Novo: sete pessoas morrem e 64 acidentes são registrados nas rodovias federais no Paraná
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) encerrou, nesta segunda (1º), a Operação Ano Novo no Paraná.


“Os consumidores contemplados participarão no modelo varejista, o qual simplifica em muito as exigências para fazer parte do mercado livre. Neste formato, a comercializadora fica responsável pela relação do consumidor com a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica)”, explica o superintendente de Clientes de Energia da Copel Mercado Livre, João Acyr Bonat.

Publicidade


COMO MIGRAR 


Podem migrar para o mercado livre todos os clientes do grupo A (atendidos em alta tensão). Para fazer a migração, estes consumidores precisam, primeiro, informar à fornecedora de energia atual sobre a intenção de fazer a mudança – este processo se chama denúncia do contrato. 


Além disso, é necessário fazer um contrato de compra de energia com uma das comercializadoras autorizadas a atuar no mercado livre.


“Se o cliente escolher a Copel Mercado Livre, a gente dá todas as orientações e o ajuda a cumprir com as etapas da migração, passo a passo, de maneira prática e fácil”, acrescenta Bonat.


Imagem
Menor número de feriados prolongados em 2024 divide opiniões entre os londrineses
Quem não gosta de um feriado, ainda mais se for prolongado? É a oportunidade de colocar o sono em dia, descansar ou aproveitar para viajar e sair um pouco da rotina.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo