Moradores da área central e de outros bairros de Apucarana (Norte do Estado) sofreram com o desabastecimento na véspera do Natal. A falta d´água continuou em algumas casas até a madrugada de domingo, o que prejudicou a ceia natalina.
O gerente regional da Sanepar em Apucarana, Nelson Mardegan, justificou que desde o dia 20 o sistema de abastecimento trabalhava acima da capacidade por causa do período de estiagem e das altas temperaturas, que aumentaram o consumo de água na cidade. "Nós orientamos a população a fazer o uso racional da água. O problema ocorreu na sexta-feira (23) e no sábado a tarde (24) com menos intensidade. No Natal, o serviço estava normalizado", argumentou.
No entanto, ele admitiu que os locais mais altos permaneceram sem água durante um período maior na véspera do dia 25. "No sábado, para não interromper o abastecimento, nós diminuímos a vazão , o que causa falta de pressão na água. Assim, os locais mais altos são os mais afetados. A água acaba primeiro e volta por último", explicou.
Além de pontos da área central, o gerente confirmou a falta d´água nos bairros Cerejeiras e Colonial na véspera do Natal. Em outros locais, o desabastecimento ocorreu anteriormente, mas prejudicou os moradores principalmente no dia 24. "O desabastecimento foi generalizado, o que dificultou o atendimento em toda a cidade", justificou.