Paraná

Mutirão da limpeza prioriza rio Atuba, em Curitiba

12 set 2014 às 14:45

O rio Atuba, um dos integrantes da bacia hidrográfica de Curitiba, será alvo da ação "Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias" (Internacional Costal Clean Up - ICC) que acontece neste sábado. Realizado pela Coca-Cola FEMSA Brasil e coordenado pela ONG Ocean Conservancy, o programa internacional de educação ambiental acontece em mais de 100 países ao redor do mundo. Cerca de 150 voluntários devem participar do mutirão que irá percorrer as margens do rio Atuba, em toda a extensão do Parque Atuba, entre 7h30 e 12 horas, com apoio da agência RKBC Turismo, Amiriba, Ordem Rosa Cruz, Escoteiros, Semear e Acinfaz.

Em 2013 o mutirão retirou 3,5 toneladas de lixo dos rioscuritibanos. Desde que começou a ser realizado, o programa já removeu ao todo mais de 13 toneladas de entulhos,configurando-se em uma das maiores ações de voluntariado para consciência ecológica devido a grande mobilização junto à população. Todo o lixo coletado pelos voluntários é catalogado, pesado e fotografado antes de seguir para o aterro sanitário municipal. Depois de compilados, esses dados são enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos (OceanConservancy) para análise estatística que será encaminhada para a ONU, responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC).

São os resultados mundiais dessas análises que permitem à IOC convencer os países a se tornarem signatários do "MarpolTreaty", um tratado internacional de controle de poluição marinha. "Nosso objetivo é, além de retirar da natureza os resíduos produzidos pelo homem, conscientizar sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais", explica a coordenadora de estado da OceanConservancy, Katia V. de Souza Kalinowski.


Continue lendo