Entre sexta-feira (28), quando começa o movimento de passageiros na Rodoviária de Curitiba rumo aos principais destinos turísticos para o Carnaval, até o dia 5 de março, o movimento no terminal deve ser o triplo do normal - diariamente, saem da capital 12 mil passageiros em 420 ônibus, em média.
Os embarques de passageiros ocorrem na ala interestadual, que já passou por reforma. Os desembarques ocorrem em oito plataformas que ficam perto do Rio Belém, em frente ao Viaduto do Colorado, atrás do prédio da ala estadual, que ainda passa por reforma.
A Urbs (Urbanização de Curitiba) recomenda aos passageiros que saia mais cedo de casa no dia da viagem e esteja na Rodoviária 30 minutos antes do embarque. Outra recomendação é que, ao se dirigir a sala de embarque, o passageiro apresente-se com o bilhete de passagem, que deverá ser usado na catraca eletrônica.
É importante estar com o documento de identidade em mãos, que será requerido pelo motorista do ônibus no momento do embarque. O passageiro também deve se informar antes do embarque da viagem com crianças menores de 12 anos e, com a empresa, sobre o transporte de animais de estimação.