Moradores de Mandaguari (39 KM de Maringá) vão bloquear a BR-376 para pressionar o governo do Estado e a concessionária Rodovias Integradas do Paraná (Viapar) a chegarem a um acordo sobre a construção de um desvio para retirar o trânsito pesado do centro da cidade. A população está disposta a realizar protestos semanais para apressar o processo.
Ainda nesta semana, diretores da Associação Comercial, Agência Regional de Desenvolvimento (ARD), Amigos Associados de Mandaguari (Adama), Câmara, prefeitura e de outras instituições se reunirão para definir a data e a forma do protesto. A ideia é impedir a passagem de veículos durante um dia inteiro.
O projeto apresentado pelo governo para desviar o trânsito não foi executado devido a uma série de entraves. E os recursos aprovados há anos, de R$ 40 milhões, já não são insuficientes para a realização da obra, cujo valor pode chegar a R$ 80 milhões, segundo cálculos feitos por especialistas.
A Viapar apresentou uma proposta alternativa, pelo lado norte da cidade, que reduziria o trajeto e o custo pela metade, mas a ideia ainda não teve a concordância do governo e depende de um estudo de impacto ambiental que precisa de aprovação pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). (informações do jornal O Diário de Maringá)