Por causa do mau cheiro e gosto ruim da água distribuída pela Sanepar para Curitiba e região metropolitana, os consumidores estão optando por beber água mineral e de filtro a carvão ativado. Para se ter uma idéia, nos últimos três meses, quando a água encanada começou a apresentar alterações em função da proliferação de algas na represas do Iraí, as empresas que vendem água mineral registraram aumento de até 150% nas vendas. Nas revendedoras de filtros a carvão, o movimento cresceu mais de 10%.
O gerente da empresa Timbu, Ademir Moratelli, comemora o aumento de 150% nas vendas de água mineral. Para ele, o crescimento exorbitante na comercialização do produto se justifica porque as pessoas estão mais conscientes de que a água mineral é mais saudável. "Desde que a água encanada começou a apresentar odor, os consumidores além de beber estão até cozinhando com água mineral", conta.
Na empresa Maceratti, as vendas cresceram 30%. Geralmente nesta época do ano, por ser inverno, a comercialização dimunui em 30%, conforme o gerente Antonio Sucodolsck. "Por causa do problema na água distribuída pela Sanepar, grandes empresas, como a Café Damasco e Café Itamaraty, por exemplo, estão comprando maior quantidade do produto."
Desde a semana passada a dona-de-casa Bernadetti Baran está fazendo comida, café, sucos e chás com água mineral. "Com a água da torneira o gosto dos alimentos e líquidos ficava horrível", comenta. Ela espera que em breve o problema seja solucionado, pois está gastando, em média, um garrafão de 20 litros por semana.
Na empresa Europa, estão sendo vendidos em média 35 filtros a carvão ativado por mês. Segundo o vendedor Alyson Claro, a comercialização de cartuchos de carvão ativado também cresceu.