Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
33ª do Brasil

Maringá se destaca como segunda maior empreendedora do Paraná

Redação Bonde com assessoria de imprensa
01 fev 2021 às 17:57

Compartilhar notícia

- Tiago Louzada/ PMM
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O Índice das Cidades Empreendedoras 2020, um dos principais rankings de ambiente de negócios do Brasil, destaca Maringá como o 33º município mais empreendedor do país e o 2º do Paraná, atrás apenas da capital Curitiba. Maringá também ficou acima da média geral entre as cidades paranaenses e é a única que tem desempenho crescente. O ranking é elaborado pela Endeavor, rede que estimula o empreendedorismo, e Enap, instituição ligada ao Ministério da Economia.

Em termos de Paraná, Maringá aparece como a 2a cidade mais empreendedora nos pilares Acesso à Capital, Inovação, Infraestrutura, Mercado e Cultura Empreendedora; em 3º lugar no quesito Capital Humano (atrás de Curitiba e Cascavel) e em 4º lugar em Ambiente Regulatório (depois de Cascavel, Londrina e Curitiba).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O resultado mostra o dinamismo dos nossos empresários que constantemente se reinventam e inovam. A administração municipal tem sido parceira dos empreendedores e, com o Plano de Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social, vamos contribuir ainda mais para alavancar a nossa economia”, frisa o prefeito Ulisses Maia.

Leia mais:

Imagem de destaque
406 pessoas usaram o programa

Praia Acessível garante banho de mar de aniversário a criança com paralisia cerebral

Imagem de destaque
Praia de Caiobá

Verão Maior Paraná: aulas de trapézio fazem sucesso entre os veranistas

Imagem de destaque
Após denúncia anônima

IAT resgata 33 aves silvestres em cativeiro irregular em Paranavaí

Imagem de destaque
Crescimento de feminicídios

Paraná consolida luta no enfrentamento às violências contra mulheres


O prefeito lembra que está sendo desenvolvido um Plano de Metas e Ações para Eficiência da Gestão (PGE). "O Plano de Eficiência de Gestão visa aprimorar ainda mais as ações da prefeitura, resolvendo, inclusive, alguns gargalos regulatórios. A prefeitura está empenhada em fortalecer ainda mais Maringá como polo de inovação, incremento de negócios e atração de investimentos”, complementa.

Publicidade


Maringá se destaca nos 7 pilares
A análise do ranking da Endeavor sofreu alterações. Tradicionalmente, eram avaliadas 32 cidades. Desta vez, o mapeamento foi feito com 100 cidades mais populosas do Brasil. Maringá se destaca nos sete pilares avaliados para o crescimento de um negócio: Ambiente Regulatório, Qualidade da Infraestrutura, Acesso à Capital (Crédito), Mercado, Capital Humano, Inovação e Cultura Empreendedora.


A tendência é que a cidade se desenvolva ainda mais nestes pilares. Uma inovação na atual administração é a maior integração entre os secretários municipais, proporcionada pela Reforma Administrativa recentemente aprovada pela Câmara Municipal. Um exemplo é o trabalho conjunto entre as secretarias da Fazenda e de Meio Ambiente para acelerar o processo de abertura de empresas, que é tratado no ranking no quesito Ambiente Regulatório.

Publicidade


"Em breve implementaremos mudanças que vão acelerar a aprovação do licenciamento ambiental. Com isso, vamos agilizar o processo e diminuir o tempo de abertura de uma empresa”, revela o secretário do Meio Ambiente, Marco Antônio Azevedo.


A administração está investindo fortemente no setor de tecnologia com destaque para a Lei de Inovação que propiciou a criação da Diretoria de Inovação, Conselho de Inovação, Editais de Chamamento e Fundo de Inovação. "Em 2020, apesar de ano atípico, tivemos um recorde de recursos aprovados na lei do ISS e recorde em projetos inovadores voltados para atender demandas do setor público”, ressalta o diretor de Inovação da Prefeitura, Cesar Rael.

Publicidade


O diretor complementa que no edital de 2020, o valor das renúncias para as empresas participantes, cerca de R$1 milhão, é superior à soma dos anos anteriores (2013 a 2019). Esse investimento entra nos quesitos Crédito e estrutura de Inovação, da Endeavor.


"Todo investimento feito pelas empresas por meio do fomento da Prefeitura, retorna em faturamento, gera tributos, empregos e novos negócios. Assim, essas ações, que foram importantes para o crescimento das empresas de tecnologia da inovação, contribuem para a performance de Maringá no ranking da Endeavor”, frisa.
Sobre a Endeavor e a Enap.

O Índice das Cidades Empreendedoras 2020 foi elaborado em parceria pela Escola Nacional de Aprendizagem Pública (Enap), instituição responsável pela formação e qualificação de servidores públicos de diversas carreiras do governo federal, e a Endeavor, organização sem fins lucrativos que tem a missão de multiplicar o poder de transformação do empreendedor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo