Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Esposa de Rafael Greca

Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba, morre aos 79 anos

Reportagem Local
20 ago 2024 às 17:29

Compartilhar notícia

- Orlando Kissner/ALEP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Faleceu nesta terça-feira (20) a primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone. Jornalista, escritora, fundadora e primeira presidente da FAS (Fundação de Ação Social), Margarita estava internada em um hospital de Curitiba desde o início de agosto e faleceu em decorrência de um linfoma.


“Minha amada Margarita Pericás Sansone partiu hoje, deixando um vazio imenso em meu coração e na vida de todos que tiveram a bênção de conhecê-la. Margarita foi a luz que guiou meus passos, minha companheira incansável e a razão de muitos dos meus sorrisos”, disse o prefeito Rafael Greca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O velório da primeira-dama ocorre, nesta quarta-feira (21), a partir das 10 horas, no Memorial de Curitiba, seguido de missa, às 15 horas, no mesmo local. Na sequência, será realizado o sepultamento no túmulo da família Bernardo Pericás Moya, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.

Leia mais:

Imagem de destaque
Reservatórios em níveis críticos

Bairros de Cambé ficam sem água neste sábado após manutenção elétrica e rompimento de rede

Imagem de destaque
33 shows gratuitos

Confira 10 dicas de segurança para ver os shows do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
892 vagas

UEM terá mais de 9 mil candidatos para o vestibular de verão 2024 neste domingo

Imagem de destaque
Confira os trechos

No Paraná, EPR Litoral Pioneiro começa a instalação de radares em rodovias


O prefeito pede que, ao invés de coroas em homenagem à primeira-dama, sejam destinadas doações de alimentos para o Banco de Alimentos ou artigos para o Disque Solidariedade, através do telefone 156.

Publicidade


Referência


Margarita Elizabeth Pericás Sansone nasceu no dia 7 de junho de 1945, em Curitiba. Foi referência e pioneira em várias áreas, desde o social ao cultural, passando pelo jornalismo, circulando com desenvoltura por onde passou. Deixou sua presença marcada pelo carisma e sensibilidade. Dedicou-se à poesia, à crônica e ao jornalismo, mantendo uma coluna semanal em vários jornais de Curitiba durante vários anos.

Publicidade


Esteve ao lado e foi inspiração para o prefeito Rafael Greca em toda a trajetória política dele, como vereador, deputado estadual e deputado federal, secretário de Estado do Paraná e ministro de Estado do governo Fernando Henrique Cardoso, bem como nas três gestões de Greca como prefeito de Curitiba (1993-1996 / 2017-2020 / 2021-2024).


Criação dos FAS

Publicidade


De 1993 a 1996, na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito de Curitiba, Margarita Sansone criou e presidiu a FAS (Fundação de Ação Social) e o IPCC (Instituto Pró-Cidadania de Curitiba), órgãos responsáveis por uma administração pública solidária e inovadora, com uma grande rede de programas sociais, incluindo Vale Vovó (benefício para idosos), Carrinheiro Cidadão, Fazenda Solidariedade (de apoio a pessoas em recuperação de dependência química), Liceus de Ofícios, Educadores de Rua e a Pousada de Maria, primeira instituição do Brasil voltada ao acolhimento de mulheres em situação de risco social e vítimas de violência doméstica.


Atualmente se dedicava a questões humanitárias, particularmente àquelas que defendem os direitos das mulheres e das pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade social.

Publicidade


Governador do PR lamenta


Em nome do Governo do Estado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior manifestou profundo pesar pelo falecimento de Margarita Sansone, ocorrido nesta terça-feira (20).

Publicidade


“A cidade de Curitiba perdeu hoje a sua primeira-dama. Eu perdi uma amiga, uma entusiasta do desenvolvimento do nosso Paraná”, inicia a nota de Ratinho Junior.


“Genuinamente, a Margarita simbolizava o amor: o amor pelo marido, o amor pela cidade que ajudou a cuidar e o amor pelo povo do Paraná. Descanse em paz, Margarita. Nós continuaremos aqui, ao lado do prefeito Greca, trabalhando para fazer aquilo que você tanto gostava: ver os ‘curitibinhas’ sorrirem. Descanse em paz sabendo que a nossa gratidão será permanente por tudo aquilo que você fez pela cidade. Aos amigos e familiares o meus sentimentos nesse momento de profunda dor”, conclui o governador. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Morre Margarita Sansone, primeira-dama de Curitiba
Falece Margarita Pericás Sansone, jornalista e primeira-dama de Curitiba, deixando legado de ação social e inspiração.
Imagem
Universidade de Londrina oferece atendimentos de odontologia para a população
A Universidade Unopar Anhanguera do jardim Piza oferta serviços gratuitos ou a preços acessíveis de Odontologia, sempre de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h30, e das 19h às 22h,
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo