Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Moradores do próprio Estado

Mais de 86% dos participantes de pesquisa pretendem viajar dentro do Paraná até o fim do ano

Redação Bonde com AEN
10 jul 2024 às 15:00

Compartilhar notícia

- Alessandro Vieira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
Nesta quarta-feira (10), a Pesquisa de Hábitos de Consumo e Percepções da População do Paraná sobre o Turismo, divulgado pela Secretaria estadual do Turismo, mostrou que 86,3% dos participantes, que moram no Paraná, têm a intenção de realizar alguma viagem dentro do próprio Estado até o fim do ano. 


A maioria (46,3%) pretende se deslocar ao Interior, outros 40,3% para o Litoral e 13,4% para a Capital. 


Esta é a 2ª edição do levantamento, que tem o objetivo de conhecer a opinião, experiências, sugestões e percepções da população paranaense sobre o setor. A pesquisa foi realizada entre 26 de abril e 31 de maio, de forma online, abrangendo todas as regiões do Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dos 2.335 participantes, 58,2% se declararam do gênero feminino e 41%, masculino. A maioria dos entrevistados têm entre 36 e 50 anos (40,8%) e são do ramo do serviço público (63,1%). 

Leia mais:

Imagem de destaque
Reservatórios em níveis críticos

Bairros de Cambé ficam sem água neste sábado após manutenção elétrica e rompimento de rede

Imagem de destaque
33 shows gratuitos

Confira 10 dicas de segurança para ver os shows do Verão Maior Paraná

Imagem de destaque
892 vagas

UEM terá mais de 9 mil candidatos para o vestibular de verão 2024 neste domingo

Imagem de destaque
Confira os trechos

No Paraná, EPR Litoral Pioneiro começa a instalação de radares em rodovias


Também responderam pessoas entre 25 e 60 anos, profissionais que atuam em empresas privadas, estudantes, empresários, autônomos, aposentados, trabalhadores rurais, domésticos e desempregados.

Publicidade


Dos participantes, 61,2% (1.195 pessoas) procuram fazer, pelo menos, uma viagem ao ano e 44,2% (1.032 pessoas) viajam quando têm oportunidade. A maior parte (68,6%) busca informações sobre os destinos na internet, em sites de busca. As redes sociais são usadas por 53,7% e o comentário de outros turistas é referência para 51,9%.


A pesquisa deste ano teve uma participação 24% maior que a do ano passado, quando 1.880 pessoas a responderam. Os dados ajudam a entender o comportamento do mercado interno e também a pensar políticas de regionalização do turismo, promoção e comercialização.

Publicidade


“Sem saber o que pensam os paranaenses, é a mesma coisa que trabalhar no escuro. Os resultados de uma pesquisa como essa contribuem para que a gente possa compreender melhor as motivações e os desafios sobre as práticas turísticas da população do Paraná, ao mesmo tempo em que permitem identificar possíveis necessidades de melhorias e oportunidades para setor em nosso Estado”, disse o secretário da pasta, Márcio Nunes.


De acordo com ele, foi pensando nessas demandas que foram criadas três leis que incentivam viagens dos paranaenses pelo Estado e também garantem melhorias para a prática. 

Publicidade


“Pela primeira vez, o Paraná conseguiu aprovar por lei, na Assembleia Legislativa, três leis para alavancar o turismo do Estado, referentes ao Paraná Mais Viagens, ao Paraná Mais Infra e ao Paraná Mais Eventos”, completou o secretário.


Imagem
Festival de Cinema de Gramado anuncia longas-metragens em competição
A organização do Festival de Cinema de Gramado revelou parte dos filmes que irão compor as mostras competitivas de sua 52ª edição.


PESQUISA

Publicidade


De acordo com a maioria dos participantes (74,6%), a motivação para viajar é lazer ou passeio. Também foi apurado que a intenção é visitar parentes ou amigos (14,4%); participar de eventos (6,2%); a trabalho ou negócios (4,4%); e tratamento de saúde (0,3%).


Seguindo a tendência de viagens a lazer ou passeio, 44,2% dos disseram que pretendem viajar com familiares; 33,4% com seu cônjuge; 9,8% com amigos; 8,9% sozinho; e 3,8% em grupo por compra de pacote ou excursão.

Publicidade


Sobre o veículo a ser utilizado na viagem a preferência é para o carro próprio ou alugado (79,5%), seguido de ônibus de linha (7,2%), ônibus de excursão (5,6%), avião (4,7%), van (1,1%), entre outros.


Já o tipo de hospedagem preferido é o hotel com 31,7% das respostas, 16,9% imóvel alugado, 16,5% imóvel de parentes ou amigos e 15,1% em pousada.

Publicidade


A pesquisa também revelou que 42,6% fizeram entre duas e quatro viagens de lazer nos últimos 12 meses; 30,6% viajaram uma vez no mesmo período; 11,9% mais de quatro vezes e 14,9% não viajaram.


BENEFÍCIOS DO TURISMO


Além da busca da opinião de viajantes, a pesquisa também levantou a percepção a respeito dos benefícios que o turismo traz para seus municípios. 


Para 72,2% o setor beneficia a economia local. Para 54,1% o benefício é na geração de empregos. O turismo é considerado bom para 36,8% e 35,8% acham que ele ajuda a preservar e celebrar a cultura.


Além disso, 22% acreditam que contribui positivamente para a qualidade de vida da população e 14,6% disseram não perceber o turismo nas suas cidades, mas acreditam que a atividade pode gerar benefícios.


Em relação ao desejo de ter mais visitantes em seu município de residência, 71% gostariam de ter um incremento, enquanto apenas 1,6% gostaria de receber menos visitantes.


Imagem
UEL abre processo seletivo para técnicos de laboratórios com salários de R$ 4,2 mil
Estão abertas as inscrições para processo seletivo da UEL (Universidade Estadual de Londrina) para recomposição do quadro de servidores técnicos dos laboratórios localizados nos centros de estudos e na COU (Clínica Odontológica Universitária).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo