Mais de 4,8 mil domicílios de Curitiba e região metropolitana (RMC) estavam sem luz no início da manhã desta quinta-feira (1), em decorrência do temporal que atingiou os municípios na tarde de ontem, segundo a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).
Os 1,8 mil comércios e residências da capital que ainda aguardavam atendimento às 7h30 de hoje estavam distribuídos principalmente nos bairros Guabirotuba, Uberaba, Xaxim e Pinheirinho. No total, 260 mil locais foram afetados em algum momento desde as 16h de quarta-feira (31).
Nos municípios da RMC localizados ao sul de Curitiba, como Araucária, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, 1,1 mil consumidores estavam sem luz no início da manhã. Já nas cidades ao norte da capital, 1,9 mil esperavam atendimento.
De acordo com a assessoria de comunicação da Copel, todo o efetivo da companhia, de 250 eletricistas e técnicos de rede, trabalhava para restabelecer a energia nos locais afetados.
Das 670 ocorrências registradas desde as 16h de quarta-feira (31), 520 já foram resolvidas, ainda segundo a Copel. A maior parte foi causada por árvores que caíram sobre os cabos de distribuição. Houve desde "piscadelas", desligamentos com duração de poucos segundos, até danos mais graves na rede.
Prejuízos - A Defesa Civil Estadual informou que as chuvas e vendavais de ontem atingiram 235.535 pessoas em sete cidades do Paraná. Até a 8h15 desta quinta-feira, 287 casas tinham sido danificadas, sendo 156 em Guarapuava e 55 em São José dos Pinhais.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba registrou ainda 330 ocorrências de queda ou risco de queda de galhos e árvores inteiras. A maioria caiu sobre vias e o trânsito já foi liberado nestes locais.
A Defesa Civil foi acionada também para 12 casos de alagamentos na cidade. Apenas danos materiais foram registrados.