O governador Roberto Requião anunciou ontem (14) que o Governo do Paraná vai construir, em 2009, mais penitenciárias no interior do Paraná. "No próximo ano, já estão previstas penitenciárias feminina e de regime semi-aberto. Neste ano, já teremos os terrenos desapropriados e os projetos arquitetônicos e de construção civil prontos", afirmou o governador.
Segundo o secretário de Obras, Júlio Araújo Filho, estão previstas a penitenciária feminina para Foz do Iguaçu e a de regime semi-aberto para Londrina. De acordo com o secretário, nos próximos meses, o Governo do Paraná deve inaugurar as penitenciárias em Francisco Beltrão e Maringá, que já estão prontas, e a penitenciária em Foz do Iguaçu, que deve ficar pronta no próximo mês.
Além do anúncio dos novos projetos, o governador informou que as unidades, prestes a serem inauguradas, terão funcionários concursados. "Foi consolidado o projeto da construção da penitenciária de Cruzeiro do Oeste, financiada pelo Governo Federal", disse Requião. De acordo com Araújo, a licitação para a construção da penitenciária de Cruzeiro do Oeste, anunciada ano passado, deve acontecer até abril deste ano. A unidade deve ter 960 vagas em regime fechado para jovens entre 18 e 24 anos.
As informações são da Agência Estadual de Notícias.