Dos 35 representantes de shopping centers e associações comerciais convocados para a audiência pública realizada nesta sexta-feira (07) para discutir a substituição das sacolas plásticas convencionais em suas lojas, 12 apresentaram as informações solicitadas pelas entidades.
Na reunião, os representantes deveriam apresentar uma planilha com a quantidade de sacolas disponibilizadas mensalmente em seus estabelecimentos e a composição das embalagens, assim como ações para recolhimento das mesmas. Outros cinco estabelecimentos se comprometeram a entregar na próxima semana.
"Com base nestas informações, o próximo passo será discutir com os lojistas, individualmente, alternativas para estas embalagens", antecipou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues. "Já os empresários convocados que não compareceram à reunião serão intimados pelo Ministério Público a apresentar as informações solicitadas. Existe a possibilidade concreta de responsabilizar civil e criminalmente estes estabelecimentos", acrescentou.
Há dois anos os municípios são cobrados pela Secretaria e pelo Ministério Público para que apresentem soluções sobre a destinação das sacolas plásticas.
Segundo as duas entidades, agora não há mais prazo para apresentar propostas. "Não vamos mais esperar. Agora queremos ver a mudança propriamente dita", afirmou.