O juiz da Vara Cível da Comarca de Arapongas (37 quilômetros a oeste de Londrina), Délcio Miranda da Rocha, concedeu no último dia 22 liminar para ação civil pública impetrada contra o Governo do Estado, pedindo que sejam disponibilizadas verbas para reforma ou construção de nova cadeia no município. De acordo com a ação, se os recursos não forem disponibilizados no prazo de 30 dias, poderá ser retido todo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de Arapongas.
A ação prevê ainda que todos os presos que hoje encontram-se na delegacia de Sabáudia (município vizinho de Arapongas) por causa da interdição da cadeia local, sejam removidos para outras cidades e que o Estado contrate um número compatível de policiais para as necessidades locais.
No final do ano passado, a prefeitura de Arapongas doou terreno para a construção da nova cadeia, mas o Estado não se manifestou sobre o assunto. Em janeiro, o Ministério Público abriu inquérito civil público para levantar as providências que vinham sendo tomadas e constatar, oficialmente, os problemas vividos no município em relação à segurança.
Leia mais:
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Idoso morre após ser atropelado por caminhonete na BR-369, em Jataizinho
Ibiporã continua à espera de ambulatório veterinário
Homem é preso com peixes e patas de capivara em Operação Piracema em Jaboti
* Leia mais em reportagem de Silvana Leão na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quarta-feira